Crescimento, prosperidade e união

Logo depois do pós-guerra e com a percepção da já bem grande côlonia japonesa de que a integração sócio-cultural seria inevitável, as atitudes e animos com relação a nova terra e sua gente começaram a mudar. As famílias começaram a se empenhar cada vez mais em saldar suas dívidas e tomar para sí a sua independência financeira e profissional, os pais começaram a enviar os filhos para as escolas publicas brasileiras e fazerem de tudo para que eles tivessem um nível cultural bom para que conseguissem melhores colocações no setor trabalhista.

Os casamentos inter-raciais começaram a acontecer como era inevitável e assim chegamos ao que conhecemos hoje deste povo maravilhoso que se irmanou de tal forma em nosso país que hoje em dia todos temos um amigos de ascendência nipônica, um colega de faculdade, um vizinho ou mesmo um parente, hoje a colônia nipo-brasileira é a maior colônia oriental fora do território do Japão com 1,5 milhões de indivíduos.

O povo japonês engrandeceu e enriqueceu em muito a cultura e o nosso país como um todo, não há setor de nossa economia ou de nossa sociedade sem ao menos uma pequena influencia de um dos povos trazidos de alguma forma ao Brasil entre eles claro o povo japonês, é isso que torna o nosso país único no mundo todo, nenhum país do planeta tem tanta diversidade cultural e étnica como o nosso.

Crescemos na literatura, nas artes, na dança, na música, no comércio e industria, na culinária e claro nos laços fraternos de amizade e companheirismo, por isso creio de todo o coração de que apesar de todo o sofrimento e lágrimas, de todas as dificuldades e agruras, devemos nossos mais sinceros agradecimentos ao povo japonês por ter se decidido em se fixar em nosso belo e sempre acolhedor país. Domo arigatô Nihon!!

liberdade são paulo brasil

Bairro da Liberdade em São Paulo – Capital o mais oriental dos bairros brasileiros.

Fontes de informação, pesquisa e algumas imagens:

Museu Histórico da Imigração Japonesa e Divulgação
Sites: madeinjapan.com.br – novomilenio.com.br – wikipedia.org