Nomes Japoneses – C

Nova Lista de nomes japoneses para seus filhotes de Akita

___ C ___

(o)chyawan – tigela para arroz
chan – (sufixo) um diminutivo carinhoso, usado com quem é mais jovem que você, garotas ou amigos próximos
chansu – chance
cheen – corrente
chi – sangue
chichi/chichioya – pai
chigau – diferente
chiimu – equipe
chiisai – pequeno/pouco
chiisai naifu – canivete
chiizu – queijo
chika – subsolo
chikai – perto
chikara – força/poder
chikaru – perto
chikatetsu – metrô
chikoku – atraso
chikoku suru – atrasar-se
chikushoubatakari – pessoa que pratica o latrocínio
chikyuu – Planeta Terra
chippu – gorjeta
chirashi – folheto/panfleto
chiryoo suru – tratar-se
chishiki – conhecimento
chishu peepaa – lenço de papel
chisyuu – tecidos
chizu – mapa
choo – super (ex: choojin – Super-Homem)
chouryoku – superforça
chyairo – marron
chyokin harai modoshi – resgate do depósito
chyokussetsu – direto
chyoo – intestino
chyoossei – reajuste
chyotto – um pouco
chyuugakkoo – escola ginasial
chyuui suru – chamar atenção
chyuusha – injeção
chyuusha suru – estacionar
chyuushajoo – estacionamento
chyuushoku – almoço

Elaboração: Equipe do Clube do Akita
Fontes de pesquisa de nossa equipe:

1. COELHO, Jaime Nuno Cepeda; HIDA, Yoshifumi. Gendai Nippo Jiten. Shogakukan, 1998. 1461 p.
  2. FUNDAÇÃO JAPÃO. Dicionário Básico Japonês-Português: Kiso Nihongo Gakushu Jiten. 5. ed. AliançaCultural Brasil-Japão, M. Ohno, 1989. 957 p.
  3. HINATA, Noemia. Dicionário Japonês-Português Romanizado: Romaji Wapo Jiten. Tóquio: Kashiwa Shobo, 1994. 611 p.
  4. HINATA, Noemia. Dicionário Português-Japonês Romanizado: Romaji Powa Jiten. Casa Ono, 1986. 842 p.
  5. IKEGAMI, Mineo et al. Gendai Porutogarugo Jiten: Dicionário do Português Contemporâneo. Hakusui-sha, 1996. 1339 p.
  6. KOKUSAI KORYU KIKIN; NIHONGO KOKUSAI CENTER. The Basic Japanese-English Dictionary: Kiso Nihongo Gakushu Jiten. 7. ed. Bonjinsha, 1993. 958 p.
  7. MICHAELIS. Dicionário Prático Português-Japonês. Melhoramentos, 2000. 791 p.
  8. NIPPON BURAJIRU KOTOBA KENKYUSHITSU. Nihongo Burajiru-Porutogarugo Jiten: Dicionário Japonês-Português. Natsume-sha, 1993. 485 p.
  9. SANSEIDO’S Romaji Japanese-English Dictionary. Tóquio: Sanseido Co., Ltd., 2000. 603 p. Título japonês: Gaikokujin no tame no Romaji Waei Jiten.

Nota: Nossa lista é passivel de algum pequeno erro de gramática/grafia entre linguas ou pequena diferença de intendimento na tradução de uma ou outra palavra, por se tratar de uma lingua muito dificil de tradução totalmente literal para outras linguas latinas o Nihongo traz esta dificuldade.