Tratamento de Adenite Sebácea

01/02/2017

Por meio de terapia inventada por Michael Rampak

Tradução do artigo de Michael Rampak (falecido em 2004)
Fonte: Site http://www.sebadenitis.de/artikel-rampak-2000.html
Nota: Este relatório foi publicado no Mitgliederforum 2/2000 (jornal do Clube do Akita Alemão e.V).
Nota 2: Em Outubro de 2004 Michael Rampak faleceu repentinamente aos 48 anos. Gostaríamos de registrar nossa gratidão a ele pela divulgação do seu tratamento pioneiro para o tratamento da Adenite Sebácea nos Akitas.

Por Michael Rampak
akitabushi@aol.com , Rheingaustr.42,
D-65375 Oestrich-Winckel, Alemanha

4 de dezembro de 1999

Já que recebi várias perguntas sobre o tratamento da Adenite Sebácea de Bushi, decidi publicar como o tratei.

Primeiramente, decidi esperar alguns meses para ver como tudo sairia durante um período de tempo mais longo. Mas como já tive um grande sucesso no tratamento da Adenite Sebácea de Bushi, quis começar a divulgar e fazer uma atualização mensal.

Antes de tudo, tenho de esclarecer uma coisa, pelo que sei, no momento não há possibilidade de curar a Adenite Sebácea, todavia, pode-se tratar o seu efeito. Não sei se esta terapia pode ser generalizada, mas até agora tive muito sucesso no tratamento de Bushi.

Devo sacrificar o Bushi?

Se você estiver pensando seriamente em sacrificar o seu cachorro, como eu estava, e então descobrir que com um pouco de esforço pode-se mudar uma “coisa” sem pêlo e que coça, coberta de inflamação, desagradável e malcheirosa num Akita, você ficará feliz de não ter concretizado seu pensamento.

Eu estava pensando em sacrificar o Bushi após ter gasto milhares de marcos alemães em contas médicas e tratamentos sem nenhum sucesso enquanto a condição de Bushi piorava.

Começo do tratamento

Última semana de junho de 1999. Todas as inflamações do corpo de Bushi foram tratadas com pomada “Calendumed”. Isso fez as crostas amolecerem e serem retiradas sem dor após quatro ou seis horas. Nos locais em que os pêlos ficarem grudados com as crostas, use com cuidado uma escova fina para remoção. Se não conseguir se livrar das crostas na primeira vez, comece tudo de novo, seja como for, você precisa se livrar das crostas.

Não estresse o seu cachorro, dê-lhe um tempo, continue com o procedimento no dia seguinte, ou no outro e assim por diante, repita o tratamento de três a quatro vezes ao dia, coloque a pomada também sobre a inflamação sem crostas.

Inicialmente, Bushi recebeu uma cápsula de 250 mg de vitamina E por dia e de 05 a 10 glóbulos de Calêndula D2 três vezes ao dia. Após quatro semanas passou a tomar Calêndula D4. Coloque o remédio na língua do cão com uma colher.

Um ou dois dias depois, quando não houver mais crostas, coloque “Hettral St.John’s Wort Oil” (Óleo de erva de São João da Hettral) no cachorro, de 100ml a 200ml (mililitros), de acordo com os pêlos restantes. Ponha o óleo da cabeça aos pés, o cão deve parecer que caiu num barril de óleo. É importante que o óleo alcance a pele e então friccione-a suavemente.

Cuidado para não deixar cair óleo nos olhos ou nos ouvidos do cachorro. Se o interior da orelha estiver seco, passe pomada Calendumed.

Depois de colocar o óleo sobre o cachorro, você deve mantê-lo ocupado por duas horas, o melhor seria levá-lo para um longo passeio a fim de evitar que ele lamba o óleo. Se necessário, use uma coleira tipo abajur. Duas horas mais tarde, dê um banho em seu cão. No caso de Bushi, uso o shampoo “Editerm” da Virbac. Lave o cachorro duas vezes com shampoo, sem esfregar, o óleo deve ser removido somente do pêlo. No final, uso um condicionador de “Humilac” também da Virbac. Depois que o cão estiver seco, a pele ainda conterá óleo. Use papel toalha de tempos em tempos. Após dois ou três dias o óleo restante será absorvido dos pêlos e da pele.

Você pode preparar seu próprio St.John’s Wort Oil (Óleo de erva de São João): 200ml de óleo de oliva de alta qualidade e 10ml de Hypericum Original Tincture (Tintura Original de Hypericum).

Repita o tratamento a cada 10 ou 14 dias

Repita o procedimento do óleo e banho de dez a catorze dias. No caso de Bushi, uma grande quantidade de caspa apareceu na sua pele durante os primeiros oito a dez dias e ele se coçava muito.

No início, pensei que tivesse cometido um erro, mas depois descobri que isso era apenas o processo natural de cura.

A primeira coisa que observei passados alguns dias foi que o cheiro desagradável que Bushi desenvolvera tinha desaparecido. Agora, ele cheirava um pouco a óleo rançoso. Nas manchas sem pêlo onde a caspa sumiu primeiro, a pele já parecia saudável.

Duas semanas mais tarde, repeti todo o procedimento. Dessa vez utilizei o óleo de bebê da “Buebchen”, que não contém substâncias químicas conservantes e apenas um mínimo de perfume: 200 ml de óleo de bebê e 5ml de Tintura Original de Calêndula. Deixe a mistura agir por uma ou duas horas e em seguida use shampoo e condicionador, conforme descrito anteriormente.

Primeiro sucesso após 4 a 6 semanas

Decorridas quatro a seis semanas, toda inflamação superficial tinha sumido e cicatrizado. Nas manchas sem pêlos os primeiros pêlos começaram a crescer.

Bushi tratado de adenite sebacea

O tratamento de Bushi foi muito bem sucedido.

A cada duas semanas ponha o óleo no cachorro, deixe o óleo agir por duas horas, dê um banho no cão e use condicionador. Em meados de agosto de 1999 parecia que o crescimento dos pêlos de Bushi começava a explodir. Toda a inflamação estava curada e ele desenvolveu uma atividade nunca vista antes. Ao mesmo tempo, seu apetite começou a aumentar e como sei que os pêlos se constituem de proteínas, dava-lhe uma refeição extra por dia.

No final de setembro, Bushi recuperou 85% de sua aparência anterior. Aumentei o intervalo do tratamento com o óleo para três semanas, atualmente quatro semanas.

No começo de outubro, adicionei OMNIFLORA N, para melhorar a flora intestinal dele, que sofreu por causa dos antibióticos dados.

Já é começo de dezembro (inverno) e tenho de pensar em alguma coisa, pois até agora usei o procedimento do óleo do lado de fora da casa. Talvez possa fazê-lo no chuveiro, bem, neste caso terei de ficar sentado lá duas horas com o Bushi.

Até o momento não posso determinar qual foi o fator decisivo desses produtos. Acredito que tudo começou com o St.John’s Wort Oil (Óleo de erva de São João): o resultado se encontra deitado ao meu lado e é para mim o Akita mais bonito do mundo.

Atenciosamente,
Michael

 

12 de dezembro de 1999

Tratamento no chuveiro

Por causa do frio, tratei do Bushi pela primeira vez no chuveiro onde fiz o tratamento com o óleo e mais tarde dei-lhe um banho. Quando finalmente o atraí para o chuveiro com palavras gentis, descobri que não havia espaço suficiente para nós dois, só 90 x 90cm (3’x3′). Então peguei um travesseiro, ajoelhei-me em cima dele e comecei a colocar o óleo sobre o Bushi.

Depois de meia hora colocando o óleo e esfregando-o com suavidade em sua pele, para minha surpresa percebi que minhas vértebras ainda estavam intactas. Precisava deixar o óleo agir pelo menos por uma hora. Enquanto cuidava do Bushi o tempo passou rápido, mas ele mostrou os primeiros sinais de impaciência e queria sair do pequeno espaço do chuveiro.

Para encurtar o tempo, comecei a contar ao Bushi histórias e fábulas de minha infância, o que fez minha esposa rir já que estava trabalhando perto, na cozinha. Finalmente o tempo passou e quando terminei o banho e o condicionamento, embrulhei o Bushi numa toalha e o levei para o quintal onde ele começou a correr e a pular como um maluco. Como prêmio, ganhou um grande biscoito de cachorro.

Quando estávamos tomando café à tarde, minha esposa disse-me que:

  • o Lobo Mau que ameaçou o Chapeuzinho Vermelho foi morto por um caçador e não por um Akita;
  • o Sapo se transformou num Príncipe e não em um Akita;
  • a Bíblia não mencionou que os cachorros salvos por Noé eram Akitas.

Atenciosamente,
Michael

14 de maio de 2000

Tratamento ainda bem-sucedido

Desde dezembro de 1999 e meus últimos e-mails para a lista, quase meio ano se passou e quando as pessoas me perguntavam como estava o Bushi, eu sempre respondia: “Ele ainda está bem”.

Era como se eu esperasse que ele fosse voltar a piorar. Nas primeiras seis semanas após o início do tratamento tive medo de que poderia haver uma recaída. Devia haver algo mais, não podia ser assim tão simples. Durante o inverno, tive de colocar o óleo e banhá-lo no chuveiro, o que não era nada fácil. Mas valeu a pena gastar aproximadamente três horas por mês com o tratamento.

Comecei o tratamento em junho de 1999, a princípio a cada duas semanas, depois a cada três semanas e por fim somente a cada quatro semanas. Para ver o que aconteceria, aumentei o intervalo para cinco e depois para seis semanas, mas a pele do Bushi começou a descamar de novo e ficou muito seca. Voltei imediatamente ao tratamento de quatro semanas.

Não houve grande mudança na forma de tratamento: a cada quatro semanas colocava o óleo de bebê deixando-o agir por duas horas, lavava o Bushi duas vezes com shampoo Editerm e utilizava o condicionador com Humilac (8 tampas de Humilac para 1,5 litro de água). [NT: O texto em inglês menciona 8 xícaras (cups) de Humilac, mas talvez tenha havido má interpretação da palavra original alemã, pois essa quantidade é excessiva. Em pesquisa realizada sobre o Humilac (site http://www.virbac.com.br/linhas/companhia/produto/humilac/) menciona-se “capfuls” que pode ser traduzido como “medida cheia” ou “tampas”.] Se eu colocar óleo demais tenho de lavá-lo uma terceira vez com shampoo.

Em janeiro de 2000 parei de dar-lhe o Calêndula D4 e ele passaria a tomar 250mg de Vitamina E duas vezes por semana.

Desde que comecei o tratamento em junho 1999 Bushi não teve mais nenhuma inflamação e sua pele está com um aspecto muito melhor, recuperou de 85 a 90% de sua aparência anterior. Na primavera ele perdeu grande parte de sua pelagem, mas ela cresceu novamente. Em janeiro Bushi tomou suas injeções, apesar de eu estar muito preocupado porque elas vão influenciar seu sistema imunológico. Mas tudo estava bem e no futuro ele tomará as injeções com regularidade.

Infelizmente, não tive notícias de outros donos de Akitas para saber se o tratamento foi bem sucedido ou não.

Seis proprietários de Akitas com Adenite Sebácea entraram em contato comigo por causa do meu relatório de dezembro de 1999. Pelo que sei, nenhum deles pertence à lista. Soube que dois cachorros estão bem agora, um teve de ser sacrificado, um outro estava velho demais para o tratamento, mas não soube nada sobre os outros dois. Todos os proprietários prometeram manter-me informado sobre o estado dos cães, porém infelizmente nenhum deles manteve a promessa.

Bushi e eu vamos agüentar o óleo de bebê e a Tintura Original de Calêndula pelos próximos anos para tratar essa doença já que, conforme meu conhecimento, não há medicação para ela. Parece que a esperança pelo Ciclosporin não será concretizada.

Comentário final

Por fim, um comentário para o relatório da terapia inventada para Adenite Sebácea no Akita Club Member Forum (Fórum dos Associados do Clube do Akita).

Planejei essa terapia sozinho, mas também tive ajuda da lista de e-mail. Por exemplo, de Sabina Thiemeyer que me ajudou muito com informações e traduções sobre Adenite Sebácea, e Kathi Eike que me chamou a atenção quanto ao St.John’s Wort Oil (Óleo de Erva de São João) para o tratamento de inflamações.

Muitas fotos grandes e pequenas foram coletadas dos Akita Friends (Amigos dos Akitas) e colocadas todas juntas em um quadro que enche meu coração de alegria cada vez que eu o vejo.

Até o momento não posso determinar qual foi o fator decisivo desses produtos. Acredito que tudo começou com o St.John’s Wort Oil (Óleo de erva de São João): o resultado se encontra deitado ao meu lado e é para mim o Akita mais bonito do mundo.

Atenciosamente,
Michael Rampak
akitabushi@aol.com
Rheingaustr.42, D 65375 Oestrich-Winkel, Alemanha

 


Fotos de Cães fazendo o tratamento de Michael Rampak:

 

Bushi – Alemanha
Shelby – Michigan – EUA
Taka – Carolina do Norte – EUA
Max – Japão
Yogi – Pennsilvânia – EUA
Kasha – Michigan – EUA


Informações sobre Bushi

Nascido: julho de 1995
Queixas sobre pele e crostas: início de setembro de 1996, muitos exames e testes de alergia, porque não sabíamos o que procurar

Diagnóstico de Adenite Sebácea: maio de 1998 pela Sra. Reichler em Zurique


Informações sobre os produtos

De acordo com o site Akita Friends, a maioria destes produtos pode ser comprada em uma farmácia alemã em Chicago: Merz Apothecary http://www.smallflower.com ou pelo telefone (001) 1-800-252-0275.

Pomada Calendumed:
Deutsche Homöopathie-Union
DHU-Arzneimittel GmbH e Co. KG
Ottostr.24
D 76227 Karlsruhe
Alemanha
Fone: 0721-4093-198 (Serviço Científico
Fone: Seg-Qui 8.30-16.30, Sexta 8.30-12.30)
Fax 0721-4093-263
dhu.deinfo@dhu.de

Hettral St. John’s Wort Oil (Johanniskrautöl): http://www.hetterich.de/Chemische/Produkte/Johanniskrautoel.html (em alemão)

Humilac by Virbac: Website brasileiro da VIRBAC : http://www.virbac.com.br/linhas/companhia/produto/humilac/

Óleo de São João:

Tintura de São João:

Bübchen Babyöl Omniflora® N

Novartis Consumer Health: www.novartis.de/novartis/html/d/consheal/otc/profil.htm

Etiderm


Tradutoras:

do alemão para o inglês: Gabriella Smith, do Texas, EUA

do inglês para o português: Mª. Aparecida O. Ferreira , S.C.do Sul, SP

Revisão: Renata Rodrigues

Fonte Autorizada: Site AkitaDogShow(Não mais existe) – Prop.: Cynthia Fraga